domingo, 10 de abril de 2016

Avaliação Funcional

João, 55 anos, apresenta-se em uma clínica ambulatoriallocomovendo-se com o auxílio de uma bengala e acompanhado pela esposa. Apresenta o diagnóstico médico de AVE em hemisfério esquerdo + afasia de Wernicke, demonstrando uma hemiparesia completa à direita, desproporcionada, com predomínio braquial. Sabe-se que a anamnese é a coleta de informações sobre o paciente e a história de sua doença. Com base nas informações supracitadas, a quem você recorreria para esclarecer a coleta dos dados:ao paciente,ao cuidador ou aos dois? Assinale a alternativa CORRETA:

B) Ao cuidador, pois o paciente apresenta Afasia de Wernicke e esta corresponde à incapacidade de compreender a linguagem falada e/ou escrita.


Paciente L.A., 62 anos, sofreu um AVEI em 20/07/2012. Durante a avaliação fisioterapêutica, você notou comprometimento na realização de movimentos intencionais, o qual não pode ser atribuído à fraqueza muscular, déficit da coordenação motora, perda sensorial ou falta de atenção aos comandos. A partir disso você sugere que esse paciente apresente:

C) Apraxia

Os nervos cranianos contêm fibras sensitivas e/ou motoras que emergem através de forames ou fissuras situadas no crânio. São em número de 12 pares, identificados de I a XII. O Nervo Facial (NC VII) possui importante função motora e sensitiva da face e participa da inervação parassimpática. Entre outros sinais, uma lesão periférica próxima à origem desse nervo fará com que o paciente apresente quadro clínico de:

A)   paralisia motora dos músculos faciais das partes superiores e inferiores no lado ipsilateral da lesão e perda do paladar nos dois terços anteriores da língua.

Julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. Na morte encefálica não é possível manter e/ou recuperar a homeostase interna, pois os danos encefálicos são permanentes.
II. A letargia é considerada um estado de diminuição do nível de consciência em que o paciente não consegue ser acordado, mesmo após estímulos brandos.
III. A demência é caracterizada como um quadro de perda permanente e progressiva das funções cognitivas, sem alteração do estado de alerta ou do nível de consciência.
IV. A escala de coma de Glasgow, padronizada e utilizada para documentar o nível de consciência, deve ser aplicada quando o paciente não estiver sob o efeito de sedativos.
V. As posturas em descerebração e decorticação são consideradas anormais e podem sugerir uma síndrome de herniação do tronco encefálico.


B) Apenas I,III,IV e V estão corretas


Faça a correlação entre os itensdas colunas direita e esquerda:
1- Nervo Trigêmeo
(   ) Lesão do VII par craniano, nervo facial.
2- Astereognosia
(   ) Incapacidade de reconhecer objetos pelo tato, na ausência de disfunção sensitiva.
3- Paralisia de Bell

(   ) Controledos músculos da mastigação e da sensibilidade da face.
4- Apraxia Ideomotora
(   ) Inabilidade de desempenhar tarefas automaticamente ou sob comando, por não entender o conceito do ato.
5- Apraxia Ideatória
(   ) Inabilidade de executar tarefas motoras intencionais sob comando ou de imitar gestos, embora o paciente entenda a ideia e os conceitos da tarefa.
Assinale a alternativa que compõe a sequência numérica CORRETA:


D)
3, 2, 1, 5, 4.


A ptose palpebral é característica da lesão do ____ par craniano.
Assinale a alternativa cujos componentes preenchemadequadamente a lacuna da oração acima:

A)
III par –óculomotor.

A percussão sobre o tendão patelar faz o joelho estender-se, sem que tomemos conscie^ncia desse movimento. O reflexo patelar e´ um exemplo de ato reflexo, ou seja, de resposta do corpo humano a um esti´mulo específico, antes que o ence´falo tome conscie^ncia dele.
Com base em seu conhecimento sobre o assunto, assinale a alternativa que complete a descrição correta do reflexo patelar, de forma a torna´-la coerente:
“A percussão sobre o tendão estimula o fuso muscular. O estímulo chegará à medula espinal através de uma ________________, adentrando na medula no _____________. Em seguida, haverá sinapse direta entre os neurônios sensorial e motor. O ___________________ sairá da medula pelo __________________ e, através de uma __________________, o comando motor chegará ao músculo, solicitando que esse realize a contração. Esse trajeto percorrido pelo impulso nervoso forma o arco reflexo, neste caso, ___________________”.


B)
via aferente, corno dorsal, neurônio motor, corno ventral, via eferente, monossináptico.

Tônus muscular é o estado de tensão permanente do músculo estriado, mesmo em repouso. Em outras palavras, é a resistência encontrada ao alongamento muscular passivo. A resistência ao alongamento passivo de um músculo, verificada em diferentes velocidades de estiramento, deve ser sempre comparada com o músculo situado no membro oposto, o que permite obter informações úteis sobre o aumento ou diminuição do tônus e sobre a possível assimetria existente entre esses membros. Entre os distúrbios do tônus incluem-se a hipertonia e a hipotonia. Com base nessas informações e em seu conhecimento sobre tônus muscular, analise as afirmativas abaixo:
I – A hipertonia, como o próprio nome indica, corresponde ao aumento da resistência ao alongamento muscular passivo.

II – A hipertonia elástica não depende da velocidade imposta pelo examinador no momento do alongamento muscular.

III – O estiramento muscular passivo de um músculo hipotônico evidenciará resistência aumentada.

IV – O Sinal de Babinsk é característico da presença de espasticidade.

V – A avaliação do tônus muscular deve ser realizada por meio da palpação e alongamento musculares, assim como pela observação da postura mantida pelo membro durante o repouso e execução de movimentos voluntários.

Quais dessas afirmativas estão certas? Assinale a alternativa correta:


B)   Apenas I, IV e V são corretas.

Paciente J.O.S., com 57 anos de idade e diagnóstico médico de Acidente Vascular Encefálico Isquêmico em hemisfério D e diagnóstico fisioterapêutico de Hemiplegia Completa, desproporcionada, com predomínio braquial à E, compareceu a sua clínica para avaliação. Durante o exame da sensibilidade tátil, comparando o hemicorpo direito com o esquerdo, você notou que ela encontrava-se diminuída no hemicorpo afetado. Com base nas informações supracitadas, assinale a alternativa que caracteriza o déficit correspondente:

D) Hipoestesia

Existem dois tipos de sensibilidade: a protopática (sensação de proteção) e a epicrítica (sensação discriminativa). Considerando que a avaliação da sensibilidade realizada pelo fisioterapeuta inclui essas duas modalidades sensoriais, enumere cada um dos termos abaixo como uma sensação de proteção (1) ou como uma sensação discriminativa (2):
(   ) Dor.
(   ) Cinestesia.
(   ) Esteregnosia.
(   ) Temperatura.
(   ) Vibração.

Assinale a alternativa que compõe a sequência numérica CORRETA:


C) 1,2,2,1,2

Julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. A avaliação do tônus dos músculos que compõem o tríceps sural pode ser realizada através do estiramento muscular. Nesse caso, deve ser realizada uma dorsiflexão do tornozelo.
II. A hipertonia muscular pode ocorrer em decorrência de danos ao sistema nervoso central e periférico.
III. O Sinal de Babinski positivo é evidenciado pela extensão do hálux e “abertura em leque” dos demais artelhos.
IV. O reflexo de retirada é um exemplo de reflexo monossináptico.
V. Dermátomos correspondem a áreas da pele inervadas por uma única raiz sensitiva.


E) Apenas I,III e V estão corretas

Em relação à avaliação do paciente neurológico, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:  
I. A Escala de Coma de Glasgow é amplamente utilizada para avaliar o grau de consciência de pacientes que não se encontram sob a ação de sedativos.
II. O termo apraxia refere-se à incapacidade de reconhecer objetos por meio do tato, apesar de estarem intactos os órgãos efetuadores desse processo.
III. São sinais clínicos característicos da presença de espasticidade: sinal de Babinsk positivo, clônus e hiporreflexia.
IV. A Escala de Ashworth Modificada é amplamente utilizada para avaliar o grau de espasticidade presente em determinado músculo.
V. O termo disdiadococinesia refere-se à incapacidade de executar movimentos rápidos e alternados.

B)
Apenas I, III, IV e V são corretas.

O paciente P.N.O., com 21 anos de idade e diagnóstico médico de Atrofia Cerebelar Precoce compareceu a sua clínica. Durante o exame físico você notou hipotonia muscular global, ataxia durante a realização de movimentos livres, déficit proprioceptivo, dificuldade de manter-se em bipedia em solo estável e instável e alterações em todas as provas de coordenação motora. O comprometimento da habilidade de realizar movimentos rápidos e alternados, como a alternação rápida entre pronação e supinação do antebraço, é denominado

A)  disdiadococinesia


Coordenação ou movimento coordenado é a habilidade de executar respostas motoras suaves, precisas e controladas. O ganho de habilidade para produzir essas respostas ocorre ao longo de um processo complexo que depende de um sistema neuromuscular intacto. Os fisioterapeutas frequentemente envolvem-se no exame, no diagnóstico e no tratamento dos comprometimentos de coordenação, geralmente resultantes de algum déficit na integração entre os processos sensoriais, motores e neurais. Uma avaliação da coordenação motora pode incluir um ou mais dos objetivos abaixo:
I. Determinar as características da atividade muscular durante o movimento voluntário.
II. Avaliar as habilidades de músculos ou grupos musculares para trabalhar em conjunto visando realizar uma tarefa ou atividade funcional.
III. Identificar a capacidade de iniciar, controlar e concluir o movimento.
IV. Determinar a cadência, o sequenciamento e a precisão dos padrões de movimento.
V. Ajudar a estabelecer objetivos de tratamento, considerando os comprometimentos, formular resultados almejados para tratar limitações funcionais e incapacidades e determinar intervenções específicas diretas.
Quais desses objetivos podem estar incluídos em uma avaliação da coordenação motora? Assinale a alternativa CORRETA:

D)
I, II, III, IV e V

Os testes aplicados pelo fisioterapeuta para avaliar a coordenação motora podem exigir equilíbrio ou não. Os testes de coordenação que não exigem equilíbrio avaliam os componentes estáticos e dinâmicos dos movimentos quando o corpo não está na posição ereta e abrangem tanto as atividades motoras grosseiras quanto as finas. Os testes que exigem equilíbrio avaliam tanto os componentes estáticos da postura e do equilíbrio quanto os dinâmicos quando o corpo está na posição ereta,envolvendo primariamente atividades motoras grosseiras. Considerando essa subdivisão, assinale cada um dos itens abaixo como um teste de coordenação SEM uso de equilíbrio (1) ou como um teste de coordenação COM uso de equilíbrio (2):
(   ) índex-índex.
 (   ) calcanhar-joelho.
(   ) andar em círculo, sentidos alternados.
(   ) pronação-supinação.
(   ) oposição dos dedos.
(   ) marcha no lugar.
Assinale a alternativa que compõe a sequência numérica CORRETA:

B) 1,1,2,1,1,2

A paciente A.M., com 24 anos e diagnóstico médico de Doença de Machado-Joseph, um tipo de degeneração cerebelar, chega a sua clínica. Durante o exame de equilíbrio, você solicita que ela se mantenha em bipedia, sobre apoio bipodale em solo estável, eobserva pequenas oscilações, embora a paciente não tenhaqualquer dificuldade para manter-se com estabilidade. Com o intuito de progredir com o teste, você lhe solicitaquefeche os olhos:ela oscila de maneira acentuada, demonstrando incapacidade de elaborar uma estratégia eficiente para manter-se com estabilidade. O que isso pode indicar? Assinale a alternativa CORRETA:

A) A paciente é mais dependente da aferência visual, pois as aferências somatossensoriais, principalmente a proprioceptiva, provavelmente estão insuficientes.

Em relação à análise do equilíbrio, sabemos ser de grande importância averiguar se as estratégias adotadas por nosso paciente são suficientes para que ele se mantenha estável. As respostas motoras adotadas para corrigir os desequilíbrios posturais podem ser observadas no plano sagital, limitando-se basicamente a três estratégias, que envolvemo tornozelo, o quadril e o passo. Com base em seu conhecimento sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. As estratégias do tornozelo e do quadril são utilizadas nas situações em que o centro de gravidade permanece dentro dos limites da estabilidade.
 II. A utilização da estratégia do tornozelo requer a amplitude de movimento intacta, porém não requer força nos tornozelos.
III. Quando as estratégias sem deslocamento – a do tornozelo ea do quadril – sãoinsuficientes para recuperar o equilíbrio, um passo é usado para alinhar novamente a base de apoio sob o centro da massa.
IV. A estratégia do quadril geralmente é utilizada para restaurar o equilíbrio em resposta a perturbações mais amplas e rápidas, ou quando a superfície de apoio é flexível ou menor do que os pés.
V. A estratégia do tornozelo é caracterizada pela ativação sequencial dos músculos do quadril, do joelho e do tornozelo.
Quais dessas afirmativas estão certas? Assinale a alternativa correta:



C) I,III e IV

2 comentários: